29/08/13

Dançar com...

Nesta última edição do Andanças 2013 experimentei dançar com diversos dançantes (familiares, amigos, conhecidos, desconhecidos, ...). Durante estas experiências estive mais ou menos atenta ao envolvimento na dança de pares que fui usufruindo. E o facto é que:
- alguns parceiros ainda estão bastante preocupados com os passos que têm que executar e deixam de sentir o movimento da música/dança;
- alguns parceiros estão demasiado à vontade (chegando a ser quase "violentos") e chego ao fim da dança de cabeça a andar à roda e só me apetece fugir;
- alguns parceiros não se importam de ser guiados por momentos para perceberem o que devem fazer;
- a alguns parceiros também conseguimos surpreender, quando achamos que não sabemos dançar alguma das danças... (- mulheres, é preciso deixar-mo-nos guiar!);
- alguns parceiros conseguem envolver-se de tal forma na dança, que não é preciso pensar muito para seguir o fluir da mesma e chegar ao fim com um grande "obrigada".
MAS
Para mim o mais importante não é a coreografia, não é estar preocupado com os passos exatos aprendidos nas oficinas de dança, não é a relutância em trocar de par.
Para mim o mais importante é o par deixar-se levar, usufruir da música, e acima de tudo divertir-se em conjunto, assim o resultado vai ser bom para os dois.
Por acaso tive a sorte de encontrar alguns parceiros assim, a esses/as muito, muito obrigada.

1 comentário:

Anónimo disse...

Para mim a dança pode ser um reflexo de uma parte de nós ou pelo menos do nosso estado atual. Tal como algumas pessoas gostam de tudo planeado, chegando a ser obsessivas, outras por sua vez deixam a vida fluir, vivendo o momento. Umas sentem-se excessivamente confiantes, outras têm a confiança em baixo. Na dança penso que se passa algo semelhante... pessoalmente, acho que é bom saber os passos base, mas também é bom improvisar, sentir a música e o momento. À semelhança da vida, é bom termos objetivos, mas o caminho até lá devemos dar espaço ao improviso, dar espaço ao que sentimos, ao que gostamos,aproveitando cada momento.

"Fui para os Bosques viver de livre
vontade. Para sugar todo o Tutano da Vida. Para aniquilar tudo o que não era vida e para quando morrer, não Descobrir que não vivi."
Henry Thoreau

Pessoalmente sou um aprendiz, ainda estou a aprender os passos base. Aproveito, então se me permites agradecer a todas as "professoras" que me facilitaram a aprendizagem! JE
JE

Enviar um comentário