28/02/12

"O objetivo da educação deveria ser entendido como a preparação de artistas"

Do muito que se fala da educação; forma de educar; estudar até mais tarde; etc. Vale a pena ler o artigo de Elliot E. Eisner, sobre o que a educação pode aprender das artes.
Ver artigo completo aqui » O que pode a educação aprender das artes sobre a prática da educação?

Quanto à citação que utilizei no título deste post, continua a frase que diz que os artistas são "(...) indivíduos que desenvolveram as ideias, as sensações, as habilidades e a imaginação para criar um trabalho que está bem proporcionado, habilmente executado e imaginativo que é independente do domínio em que um indivíduo trabalha."

"(...) as diferentes formas de pensar, precisas para criar trabalhos manuais artísticos, não são apenas relevantes para o que os estudantes fazem. Eles são virtualmente relevantes para todos os  aspectos que fazemos, desde o projecto do currículo, à prática de ensinar, às características em que os estudantes e os professores vivem."

Estão as nossas escolas preparadas e disponíveis para assumir esta posição?
Estão os nossos professores a postos para estas mudanças?
Estão as nossas crianças receptivas a estas alterações?
Estão os nossos pais e encarregados de educação capazes de entender este processo?
Estará a nossa sociedade pronta a assumir estes riscos?

Sem comentários:

Enviar um comentário